15.12.06

Quem me dera que 2006 terminasse já!

Este é o desabafo de quem está já fartinha de doenças, hospitais e desgraças.
Infelizmente este ano tem sido péssimo no campo da saúde.
Senão vejamos:
O meu tio/padrinho sente-se mal, vem ao hospital e descobre que tem uma mononucleose. Estamos no mês de Janeiro.

Faz tratamentos, várias consultas, e numas das muitas análises que faz descobre que tem uma Leucemia LLA-3! Estamos nós no mês de Março. Como é aguda tememos o pior...
Depois da luta de 16 anos que o meu avô travou com esta doença, a família fica em choque: Não queremos crer que, novamente, iríamos passar por isto!
Apesar do choque e da revolta instalada, todos arranjamos forças (nem sei bem onde!) para o ajudar a encarar o que o esperava: várias séries de Quimioterapia, internamentos prelongados, dores insuportáveis, para além da distância dos filhos, do tempo que se tem para pensar parvoíces...e dos muitos problemas que vinham em bola de neve!!!
Em Junho é chamado para fazer o transplante de medula óssea - felizmente arranjaram um dador em tempo recorde - nesta altura ainda ele não tinha tido tempo para se mentalizar para o transplante.
Também não é para menos! Sabendo tudo o que pertence passar nestes tratamentos, quem tem coragem de dizer 'vamos a isto'?!
Basicamente, o que antece o dito transplante é pura e simplesmente a destruição da sua medula doente, e depois de totalmente destruída, é substituída pela medula do dador.
Levam 10 dias a destruir a medula má e levou cerca de 16 dias até que a medula nova trabalhasse no seu corpo. Aqui foi rezar para que não houvesse regeição!
Estes dias foram de cão: foi ao fundo do poço, literalmente!
O transplante foi um sucesso - tudo corre no melhor, até que a doença do hospedeiro (frequente em casos de transplantes de orgãos) se instala nos intestinos.
Daí para a frente nova luta, chegando a pesar 50 Kg, fazendo dieta líquida total.
Chega uma altura que a cortisona o faz passar da cabeça - desesperado quer sair do hospital - acabam por lhe dar alta, para evitarem problemas piores!!!
A meio de Agosto tem alta. Apesar das consultas frequentes, elas vão tendo um intervalo maior e ele acaba por recuperar o sono, o peso, aliviar o stress...enfim, volta a ser o Paulo Jorge!
Em Outubro é a vez do meu pequenino adoecer, e atirar connosco 10 dias para o Hospital Amadora-Sintra! O pior é confirmado - é meningite! :S
Foi horrível ver o André sem andar, cheio de dores e picado a toda a hora, dormir (passar a noite!) no hospital, ouví-lo chorar :( !
Felizmente, recuperou o andar ao fim de 8 dias, e tudo está bem agora.
Um primo do meu marido, com 19 anos, morre num acidente de mota pertinho de casa.
O meu tio lembra-se de beber 1 litro de sumo de laranja natural e a bactéria do intestino resolve atacar de novo. Ainda à pouco vim do hospital, e ele está mesmo em baixo, novamente com dieta líquida total. Nem água pode beber...Voltam os tremores, volta a cortisona, voltam as alucinações, os estados de confusão, a magreza...
Ontem o avô do meu marido sente-se mal, sozinho, na quinta. Felizmente consegue chegar ao portão, onde aí fica estendido. Felizmente passa uma pessoa de carro e o socorre.
Felizmente chega ao hospital. Felizmente é socorrido a tempo.
Parece que partiu 2 costelas - quando, onde, como? - e estas, por sua vez, enquanto ele sachava as favas, debruçado, perfuraram o pulmão! :S
Está no S.O. e vamos ver como serão os próximos dias...tem 79 anos, não tem a idade a favor, mas tem sido sempre saudável.
Compreendem agora quando peço por tudo para que este malfadado ano termine?!
O meu único desejo para 2007 - Muita Saúde para todos!
Já agora, Feliz Natal, para quem felizmente tem motivos para celebrar...

Sem comentários: