13.11.06

Não ao Aborto!

"A criança, dada a sua imaturidade física e mental, precisa de protecção e cuidados especiais, incluindo protecção legal apropriada, tanto antes como depois do nascimento". (Declaração dos Direitos da Criança - aprovada em Assembleia Geral da ONU em 20.11.1959)
«Não pararemos enquanto for possível encontrar nas nossas cidades uma mulher que diga: "Eu abortei porque não encontrei quem me ajudasse"» (Madre Teresa de Calcutá)

Todos nós já ouvimos diversas vezes justificar o aborto com problemas económicos e/ou problemas de cariz social.
Aqui deixo alguns dos apoios que temos à disposição em Portugal.
AJUDA DE MÃE
A Ajuda de Mãe existe para apoiar as mulheres grávidas e ajudá-las a criar condições para melhor acolherem os seus filhos e para que estas famílias tenham uma vida melhor. É apoiada pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e tem acordos de parceria com diversas instituições nomeadamente com o Banco Alimentar Contra a Fome, Centros de Saúde e Centros de Emprego. Tem duas residências para grávidas, sendo que uma se destina exclusivamente a adolescentes. Tem escola de mães e promove cursos com equivalência escolar obrigatória.
Possui gabinetes de atendimento em zonas de risco de Lisboa e arredores e faz acções de formação em planeamento familiar. Possui gabinete de psicologia e apoio social.
Criou a empresa AJUDA EM CASA para colocação e apoio de mulheres grávidas que assim trabalham sobre a orientação da Instituição.

Contactos:
SOS Grávida Tel: 808201139 ou 213862020 (Linha telefónica de esclarecimento e encaminhamento sobre gravidez, sexualidade e planeamento familiar). (dias úteis das 10 às 18 horas).
Ajuda de mãe Tel: 213827850 Fax 213827859.
Localização: Rua do Arco do Carvalhão - nº282 1350-026 Lisboa.
http://www.ajudademae.com/ contacto: http://www.ajudademae.com/contacto/

AJUDA DE BERÇO

A Ajuda de Berço é um centro de acolhimento para bebés dos 0 aos 3 anos de idade em situação de risco ou abandono. Foi fundada em 1998 e começou a receber bebés em Janeiro de 1999. Desde essa altura recebeu cerca de 60 bebés, dos quais 40 foram já entregues novamente às suas famílias biológicas ou a famílias de adopção. A capacidade de alojamento é de 20 bebés, num espaço situado na Quinta da Cabrinha e cedido pela Câmara Municipal de Lisboa. Tem um grupo de cerca de 100 voluntários e 30 funcionários onde se inclui a equipa técnica, educadora, auxiliares de educação, cozinheira e auxiliares de limpeza. Trabalha em articulação directa com o Tribunal de Família e Menores do qual recebe orientação para o encaminhamento das crianças. A S.C.M.L. atribui um subsídio mensal para manutenção do centro e o Banco Alimentar contra a Fome apoia em géneros alimentares. O centro é ainda financiado através de donativos de particulares e das quotas dos seus sócios. Contacto: Drª Sandra AnastácioAv. de Ceuta, nº51, r/c, Lisboa – Tel.: 21 362 82 74 /6.

S.O.S. VIDA – APOIO À GRÁVIDA

O S.O.S. Vida é uma instituição de apoio a grávidas em situação de risco apoiada pela Diocese do Algarve e pelo seu Bispo, D. António Madureira. Está sediado em Faro, mas trabalha com grávidas de todo o Algarve. Tem um gabinete de atendimento presencial e telefónico, e duas casas onde acolhe grávidas temporariamente (Portimão e Alcantarilha). A terceira casa de acolhimento está em construção. Dá todo o apoio necessário às grávidas, incluindo seguimento médico, ajuda à procura de emprego depois do nascimento do bebé, etc. Surgiu depois do referendo de 1998 e até Abril de 2001 já deu apoio a mais de 130 grávidas que puderam assim ter os seus filhos com as condições necessárias.
Contacto: Pe. Jerónimo Gomes Rua da Saúde, 4 – 8000 Faro – Tel.: 289 812 812 (24h)

VINHA DE RAQUEL

A Síndrome Pós-Aborto afecta uma percentagem elevada das mulheres que a ele se sujeitam. Os seus efeitos são devastadores: depressão, tentativas de suicídio, ansiedade, pânico, pesadelos... Tendo em conta que essa doença já afecta muita gente em Portugal, o Serviço de Defesa da Vida do Patriarcado de Lisboa trouxe para Portugal o retiro da “Vinha de Raquel”. O retiro, “uma jornada psicológica e espiritual para a cura do trauma pós-aborto”, foi desenvolvido pela Prof. Drª. Theresa Karminski Burke e por Barbara Cullen. A Drª Theresa Burke, doutorada em aconselhamento psicológico, é a fundadora do “Center for Post Abortion Healing” (Centro de Cura Pós-aborto) e especialista em problemas de mulheres, gestão da culpa, abuso sexual, ansiedade, desordens alimentares, e aborto. O primeiro retiro em Portugal decorreu no passado mês de Outubro. O movimento “Mulheres em Acção” é responsável por um projecto relacionado, o “Projecto Raquel”. Este visa acompanhar individualmente mulheres afectadas por essa síndrome. Tem uma equipe de psicólogos e psiquiatras que realizam essa tarefa. Contacto:Drª Ana Barquinha
mailto:vinhaderaquel@email.com


1 comentário:

Francisco disse...

Parabéns Sofia.
Excelente post contra o aborto e um grande contributo para o esclarecimento de todos.
:)