22.2.08

Mexer em recordações

Ontem à noite, já bem tarde, o N. teve a súbita ideia de começar a vasculhar caixas, armários e gavetas para arrumações.
Não gosto muito destas tarefas, mas foi engraçado por-me a ler o meu dossier de poemas, agora com o distanciamento necessário para que não me deixasse consumir pelas palavras sentidas que, durante anos, ali registei.

Apesar de sentir ainda aqueles sentimentos, porque marcaram muito o que sou hoje, não pude deixar de esboçar um sorriso pela forma, muitas vezes ingénua, com que lidava na adolescência com o amor platónico.

Sim, eu sofri de amor platónico!
Aliás, eu sofri muito por amor, foi esse sofrimento que me pôs a escrever poesia, muitas das vezes com muitas lágrimas à mistura.

Durante muitos anos não deixei ninguém ler aquelas palavras, porque era tão íntimas, tão pessoais, que não conseguia dar esse passo.
Hoje, embora muita coisa ainda me faça ficar envergonhada - até chego a corar, feito miúda de 12 anos - já consigo que outras pessoas os leiam (em voz baixa, ok!!).

É engraçado, agora com 30 anos, olhar para o que uma miudinha de 13 anos começou por escrever, ainda acreditando em príncipes encantados, cavalos alados, amores inseparáveis, construindo sempre castelos no ar.

Eu era uma sonhadora! Daquelas que não consegue por os pés no chão. Que com excesso de optimismo olhava a vida de frente, com um sorriso nos lábios.

O pior foi quando caí na realidade e me apercebi que era tudo ilusão. Minha. Apenas minha. E a única culpada de ter me ter deixado levar pelo sonho era eu.
Imaginam o sofrimento que é quando nos apercebemos que levámos a vida em vão?!

Penso que o único lado positivo dessa experência doída, foi o simples facto de isso me ter feito crescer... hoje sou fruto daquela miúda apaixonada, sonhadora, que se entregava por inteiro, sem pensar que as coisas não eram sempre perfeitas!

É certo e mais que sabido que sou muito imperfeita (:D) e que ainda tenho um longo caminho a percorrer... mas gosto de olhar para trás e ver que cresci. É bom. Apesar que ter 30 anos não ser assim uma coisa que me entre na cabeça à primeira!
Mas tenho uma década inteira para me habituar :D

2 comentários:

Celeste disse...

Deixa que não eras a única :)

A diferença é que sempre fui mais dada a prosas!

E, já agora, o futuro está aí não tarda... e vai ser fantástico!

Beiji**

Sofia Feliz disse...

Esperemos mesmo!

Beijo e obrigada pela visita :D