27.5.08

Tunísia II

Na viagem que fiz pela Tunísia, comecei por Monastir e fui descendo a costa, passando por El-Jam, Sfax, ilha de Djerba, Tataouine, Matmata, depois entrámos no interior, passando nos vários tipos de deserto - de arbustos, de areia e de sal - depois subimos até Tozeur, Keirouan, Sousse e, finalmente Tunis, onde pude ir visitar próximo Cartago e Sidi Bou Said.

Mapa da Tunísia

Deserto do Sahara

Dromedários descansando da caravana

Tenda Berbere

Forte da Ilha de Djerba

Sinagoga La Ghriba (em Djerba)

Pôr do Sol em Djerba

(continua)

6 comentários:

Just disse...

Um dos meus sonhos era andar pelo deserto e só ver areia por todos os lados. Mas sozinha, como fez o Miguel Sousa Tavares. O que obviamente é impossível!

Sofia Feliz disse...

Não sei se é impossível... mas posso te garantir que é muito perigoso.
O calor é imenso, às tantas já só vimos areia e o sol, começamos a ficar a ferver... perder o norte é muito fácil, em condições extremas.

Mas a minha melhor experiência na Tunísia prendeu-se, justamente, com um passeio de camelo, vestida a rigor (com túnica e lenço à volta da cabeça) pelo deserto, apenas com a paisagem de areia, e algumas palmeiras longínquas... 5*!

Celeste disse...

Gosto desta cultura, tem a ver comigo. As cores, a forma... a música, tudo excepto a religião e o fanatismo! :)

Lindo.

Já fui á Sicília, adorei. Além de ter os homens mais giros que vi! :)

Beiji***

Sofia Feliz disse...

Ahhhh! Celeste, já percebi que temos muito em comum... eu também já fui à Sicília (num intercâmbio em 1994) amei a ilha e as pessoas, e também eu achei os homens de morrer!!!

Fica prometido para breve um post sobre a minha viagem a Roma e à Sicília ;)

Bjs!

Anónimo disse...

Claro que são de morrer!
Aquilo é só máfia, ali é que se matam uns aos outros, só que não dá nas notícias.

Sofia Feliz disse...

Oh tonta, enquanto lá estive posso jurar que não me senti insegura... e eu fiquei em casa de sicilianos locais, durante 15 dias, a viver o dia-a-dia de uma família normal.

É claro que eles vivem com o coração nas mãos: quando descobriram que eu dormia com a porta do terraço aberta - com uma vista maravilhosa sobre o mar e a colina, das ruínas de solunto - íam tendo uma apoplexia!!!

Só me recordo de em Palermo, na capital, se notar uma clima de maior insegurança.
Mas hoje em dia onde estamos seguros? Eu vivo na linha de Sintra, sei bem como é crescente o terror, os assaltos e as rixas...

Amei a Sicília, e os homens são mesmo uns deuses sicilianos :D