5.5.09

Berlim II

(continuação da visita a Berlim)
 Para (re)começar, devo dizer que sim, existem bolas de berlim em Berlim! Mas eu cá não prefiro nenhuma, nem as de lá, nem as de cá...são todas enjoativas! Estas da foto tinham uma compota qualquer por dentro...e serviram de lanche depois de um dia estafante, sempre a andar!
 
  
O Parlamento lá do sítio é um edifício enorme, está aberto ao público desde que não haja sessão no parlamento, mas a fila era tão grande que achei que não era muito grave não entrar. Este edifício foi destruído com a guerra - para variar! - e reconstruído recentemente, até a cúpula é toda em vidro. Tem uma grande praça relvada à frente... enorme mesmo. Devo dizer que em Berlim, a escala das praças no centro da cidade é do género do Terreiro do Paço. Somos tão pequeninos, em Portugal!
 
  
Na fachada está escrito em letras grandes "O povo alemão". Em Portugal a frase que melhor cabia na fachada da Assembleia era "Cambada de palhaços" ou "Circo da Nação". Enfim, concentra-te em Berlim, Sofia!
 
Aqui fica a estátua ao Soldado Soviético. Devo dizer que este monumento está meio escondido, no meio de um parque enormeeeeeeeeeeeeeeeeeee, mesmo no centro. Dei com ele porque resolvi descer uma avenida cheia de faixas com trânsito nos dois sentidos e, voilà, lá estava isto...
 
 Parece que com a guerra foi destruído um edifício que existia mesmo atrás do monumento, como se vê em baixo, na foto a uma foto...
Aqui fica a foto de uma das imensas pontes que passei em Berlim. Berlim é atravessada por 2 rios, o rio Spree e o rio Havel. Ao longo da cidade existem imensos canais e a água é uma constante na paisagem. Tenho uma  paixoneta por cidades com rios e pontes...
 
Como qualquer cidade europeia, Berlim está cheia de igrejas.
Infelizmente agora já nem tantas, porque algumas foram totalmente destruídas pela guerra, em 1945, e houve até o (estúpido) caso de deitarem abaixo uma igreja gótica magnífica (vi pela maqueta), nos anos 60/70, só pelo facto de ser dedicada à Nossa Sra da Reconciliação e estar localizada no terreno entre os dois muros. Coisa mais parva de se fazer, deitar abaixo uma igreja espectacular! 
Acho que as salsichas devem ter efeitos nocivos ao cérebro...como tal não tenho fotos da dita, apenas de umas tantas, feitas em tijolo vermelho.
 
Cá está o caso de uma que foi destruída em 1945 e que, mais tarde, foi reconstruída apenas nas partes que conseguiram ficar de pé, depois de vários bombardeamentos.
 
 
Vejam como ficou sem rosácea...e como era antes da guerra.
 Como ficou depois e com a igreja nova que construíram para as celebrações, com uma torre alta e um bloco octogonal (do lado direito) que, devo dizer, parece-me ter sido construído à  prova de guerras ou algo parecido, visto que é um edifício todo fechado, com uma porta gigantesca e pesadíssima, em metal.
Gostei do ambiente da nova igreja, do tom azul dos vitrais...infelizmente não se podia usar flash e o ambiente era mesmo muito escuro!
Juntinho a este monumento destruído encontra-se a exótica porta do Jardim Zoológico da cidade.
 
E eu e a minha bike de serviço, numa pausa para fotos...
 
  
Daqui até ao centro da cidade a paisagem resume-se a prédios do lado direito (não mais que 4 andares - que é uma constante na cidade) e um parque verde, enormeeeeee no lado esquerdo.
E então, depois de muito pedalar, chegamos aqui...
 
Bem no centro de uma rotunda fica a Siegessäule, uma estátua dedicada às vitórias aquando as várias invasões da cidade, nomeadamente pelas tropas do Napoleão. Não está no local original. Foi mudada de sítio na 2ª guerra, para não ser arrasada. Posteriormente, acrescentaram-lhe altura, com a parte que se vê por baixo da colunata circular feita em betão e revestida a pedra. Agora toca a subir 184 degraus em caracol!
Mesmo assim, muitas das colunas e imagens encontram-se marcadas pelos tiros...
 
 
E agora algumas fotos tiradas lá em cima, vejam a vista da cidade...
 
  
  
E o verde sempre presente...
 
  
Aqui está uma das avenidas mais movimentadas, cheia de carros e de autocarros de turistas, sobretudo Franceses, Holandeses e Italianos.
Noutro dia, bem em frente ao Parlamento, encontravam-se grupos folclóricos de lá a actuar. Ninguém esganiçou a voz tal minhota cantante, mas deram muitos pulinhos com fatiotas engraçadas.
 
  
Tenho um vídeo disto, mas vai ficar para amanhã. Adios!

6 comentários:

Angelo disse...

Que giro!!! Obrigado por partilhares as fotos desta cidade lindíssima!

E vivam as Bolas de Berlim!

Sofia Feliz disse...

Ângelo:

Aconselho vivamente a visita a Berlim, embora tenha achado 5 dias excessivos - o 1º gastei a ver museus, já que choveu e andava sozinha pela cidade - nos outros 4 consegui ver tudo o que se deve ver...

Não é como Paris, que estive lá 6 dias e ficou tanto para ver numa 2ª viagem...

Quanto ao post, falta a última parte da saga "Sofia- 5 dias em Berlim"... gostei muito de tudo, não só porque sou fanática das viagens mas também porque adoro sítios organizados e descobrir as diferenças de cultura e costumes.

Fiquei mais fã da Alemanha, que não fazia parte dos meus planos próximos, mas agora queria poder ver Munique, Hannover, Floresta negra, etc.

Beijinhos e aparece sempre!

Just disse...

Olá

Muito educativa esta tua apresentação das fotos. E afinal há coisas bonitas em Berlim!

Beijinhos

Cereja Cor de Sangue disse...

Cucú...já vi q gostaste de Berlim!!!
Tb andei de viagem, esteve em Paris...vim na 6f!!
Tenho saudades tuas qd nos vemos???
P.S:tenho q actualizar o meu blogue...q vergonha!!!!
Beijossssss

Unknown disse...

Olá Sofia, gostei.

Mas olha lá uma coisa... tu não gostas de bolas de berlim!!! Sacrilégio!!!

Há uns anos também fui a Alemanha e focaste uma coisa que na época também me chamou a atenção... verde com fartura em todos os cantinhos possíveis (até parece nós cá né?)

:D

Sofia Feliz disse...

Olá a todos!

Just,

fiquei com bastante vontade de conhecer o resto da Alemanha.

Cereja Cor de Sangue,

espero que tenhas aproveitado muito em Paris, eu fui lá em Agosto de 2008 e deixei tanto que ver para uma próxima viagem ;)!
Actualiza o blog que já tenho saudades :D

Francisco,

não, não aprecio muito bolos, ainda para mais cheios de cremes e de açúcar... quem me tira o chocolate tira-me tudo!

Infelizmente cá a quantidade de verde por vezes, é apenas de silvas que apesar do betão teimam a aparecer por aí :(

Precisamos de uma política verde, de parques infantis, de jardins, de muita coisa!