O que trago hoje aqui são apenas questões que me assolam a mente neste momento.
O meu filho de 5 anos está doente. Começou com muita tosse e muito ranhoso no sábado à noite, e até agora agravou-se. Não tem febre. Tem dores de cabeça e dores no corpo. Perda de apetite. Não teve diarreia.
Ontem, Segunda-feira, não o levei à escola, primeiro porque não queria que ele piorasse, segundo porque não pretendo contaminar os outros alunos e professores, e terceiro porque achei que não iriam gostar muito de o receber assim, a tossir a torto e a direito para cima dos outros. E expliquem lá bem a um rapaz desatinado de 5 anos que tem que tossir para o ante-braço ou para um lenço! É gasto de latim, porque ele esquece-se no segundo seguinte!
Como não pretendo ficar aqui enfiada muito tempo a ouvir tossir o dia todo e com tanta coisa para fazer fora de casa, hoje decidi que ele tinha que ir ao médico.
O meu marido queria que ele fosse à pediatra, mas hoje não dá consulta... ou então ao Centro de Saúde, mas aí fiquei com uma série de dúvidas pertinentes.
Será que nos iriam isolar, com grande alarido, tal peste negra? Será que iriam dizer que eu era uma inconsequente, a correr o risco de contaminar tudo e todos? E como já era quase 10 horas da manhã, será que valeria a pena arriscar e não ter acesso a uma consulta de urgência (daquelas que sabemos que as pessoas fazem fila à porta desde as 6h da manhã)?!
Com tanta dúvida liguei para a Linha de Saúde 24. Fui atendida rapidamente, mas fizeram-me um inquérito descomunal. Fui informada da conversa ser gravada. Não vejo problema algum, mas também me repugna a ideia de alguém ligar para lá só a brincar, quando se fala tanto da necessidade desta linha para a triagem de eventuais casos pandémicos.
Depois de responder a 30 mil perguntas sobre a ranhoca, a tosse, a febre, a falta de apetite, estas questões todas, a Enfermeira perguntou se ele tinha tido contacto com alguém com Gripe A nos 7 dias antes. Eu respondi que ele até Sexta-feira tinha estado na escola, onde obviamente contactava com imensa gente, mas não tinha essa informação. Depois a enfermeira pediu para esperar e não desligar. Voltou 1 minuto depois de um Médico avaliar todo o inquérito feito anteriormente pela Enfermeira.
Resposta: até agora, o seu filho não apresenta sinais de Gripe A. Compre um xarope para a tosse e faça-lhe vapores com soro fisiológico. Se tiver febre acima dos 38º ligue novamente para avaliarmos.
Se se sente em condições de ir à escola, pode ir.
A minha dúvida é: se ele amanhã estiver melhor, pelos vistos, pelo que me disseram ele não tem impedimento de ir à escola. Contudo, será que ao vê-lo ranhoso e com tanta tosse o deixam ficar na escola?! É que para todos os efeitos, não tenho nenhum papel a dizer que ele pode ir à escola e que ele não tem nada contagioso.
Ser mãe é uma seca, nestas alturas... o miúdo está farto de estar em casa e só quer ir brincar com os amiguinhos novos! E a mãe dele está farta de ouvir tossir e de estar também de quarentena, aqui enfiada em casa...