5.10.09

Fim de semana em Mértola

Com este fim de semana grande resolvemos ir dar uma volta até ao Baixo Alentejo, até porque penso que nunca tinha ido a Mértola.
Gostámos muito e é um sítio onde voltaremos, com certeza.
Ainda antes de chegarmos ao destino fizemos um "desviozito (50 Km!) para ver uma queda de água magnífica, no Rio Guadiana, chamada de Pulo do Lobo.

Depois lá chegámos ao destino. Já noite.

A vila de Mértola tem um ambiente fantástico, típica de uma terra Alentejana, mas cheia de história, desde romanos a árabes, todos deixaram marcas fantásticas.
Na manhã seguinte fomos até ao Complexo das Minas de S. Domingos, desactivadas em 1966.
Está, claro, tudo em ruínas, mas fiquei fascinada com as cores e contrastes do solo do local, carregado de minerais. Trouxe até para a minha colecção de pedras algumas amostras diversificadas do local.

Aqui em cima estou eu e o puto (mais a minha redonda barriga) com um dos pavilhões onde acabava a linha férrea, utilizada para o transporte dos minérios.
Aqui em baixo vemos a Mina que alagou, cheia de água altamente contaminada com todos os minérios extraídos. A extracção no local foi iniciada pelos Romanos!!

 
Depois de algum tempo passado no calor abrasador das Minas, demos um pulo até à Praia Fluvial de S. Domingos. Deu para molhar os pés. Foi pena não ter levado o fato de banho, que o dia apetecia!



Depois de alguns momentos de relax com os pés de molho, fomos até ao Pomarão, antigo Porto Fluvial do Guadiana, onde era feito o carregamento dos minérios em barcos e levados através do rio. Esta terriola fica a algumas dezenas de metros de Espanha, sendo que o Guadiana é a fronteira.

 
A paisagem é sempre a mesma, ainda assim surpreendente.
Em Mértola visitei todos os museus: o de Tecelagem, de Arte islâmica, de Arte Sacra, a antiga Mesquita transformada em Igreja, o Castelo com a sua Torre de Menagem, e a Casa Romana, que são umas ruínas debaixo do edifício da Camara Municipal! As fotos é que eram proíbidas...



Ainda tivemos tempo de dar um saltinho às Azenhas...

 

 
... e fomos também ver o que resta da antiga via romana para Serpa.

 
Perto da via romana para Serpa (do lado oposto do Gaudiana), pudemos fotografar a Torre do Rio, que era o posto de controlo de entrada da cidade na época romana.

Deixo-vos aqui uma foto do casario, com palacetes amontoados e com a Torre do relógio, da época islâmica.


Aconselho a visita desta vila fantástica. Voltarei talvez quando fizerem a bienal feira islâmica, onde são recriados momentos da vida típica deste povo.
Para quem pediu fotos da minha barriga, aqui ficam: relembro que estou só de 3 meses! Medoooooooooo! 


Três meses de muitos enjoos, muita má disposição e a silhueta de um Buda! 

5 comentários:

Celeste disse...

Que belo fim-de-semana... e que bela barriga!!!

Deixa lá, depois fazes pilates ou assim!

:)

Beiji**

Angelo disse...

Sem dúvida um belíssimo passeio!!!

E que bela barrigona! Haja alguém com uma barriga maior que a minha!

Anónimo disse...

No fim do tempo, eu peço-te p rebolares! Ihihihiih....

Bj,

Rita Catita

Sofia Feliz disse...

Rita Catita, parece que vou mesmo rebolar por altura do teu casamento... hihihihi!

Angelo disse...

Arigato pelas tuas palavras!

Sim, de 1978. Uma colheita bem boa, diga-se de passagem!!!