3.11.09

Coimbra e o Portugal dos Pequenitos

Foi no sábado que resolvemos ir até à cidade de Coimbra com o André para visitar o Portugal dos Pequenitos.
Coimbra é uma cidade que me atrai bastante. Tem todas as coisas que eu acho importantes numa cidade:
beleza poética, antigo e moderno misturados, um rio maravilhoso, pontes e colinas.

 
 
É uma cidade magnífica, com toda a dinâmica própria de uma cidade estudantil. Se tivesse que escolher outro sítio para morar, sendo cidade, seria, sem dúvida, Coimbra.

Sempre que visito esta cidade - menos vezes que gostaria, diga-se! - não perco a oportunidade de degustar uma magnífica pizza, a mais parecida com as pizzas da Sicília que comi até hoje, na pizzaria que fica no jardim da baixa, debruçada no Mondego.

Escolhemos uma mesa no exterior porque o dia estava ameno e não havia vento. Além disso comer olhando o Mondego e os Conventos, na outra margem, é estupendo! Tenho pena de não ter fotografado a minha pizza, mas com a ansiedade de degustá-la até me esqueci.

Depois de almoço houve tempo para um breve passeio junto ao rio, onde a cidade nos últimos tempos sofreu obras de requalificação e onde fui descobrir espaços simpáticos para almoçar, tomar um café, ouvir música ou simplesmente passear.

 

 
O André aproveitou os novos espaços infantis para brincar um pouco e até tivemos um encontro imediato com um urso verde... deve ser o rei dos marcianos!



Chegou então a hora de ir visitar o Portugal dos Pequenitos.


Já não tinha memória que o recinto começa com alguns pavilhões dedicados aos Descobrimentos Portugueses. Visitámos os pavilhões todos: Açores, Madeira, Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Timor, Macau, Goa e Diu.


Depois desta breve viagem por mares nunca dantes navegados... começámos a ver a parte dedicada aos monumentos nacionais, onde vimos o Palácio da Vila de Sintra, a janela do Convento de Cristo em Tomar, a Torre de Belém e os Jerónimos, o Arco da Rua Augusta, a Torre dos Clérigos, entre outros.

 
 
Chegámos então a um espaço onde, como era o dia das bruxas, haviam actividades para as crianças. O André foi convidado a pintar uma abóbora... e eu não resisti e andei também de pincel na mão.


 

Depois fomos ver as miniaturas das casas típicas portuguesas. Esta é a parte em que as crianças gostam mais, porque podem entrar nas casinhas minúsculas e espreitar às janelas. O André delirou!


E não foi só ele... a mamã também andou de gatas - mesmo barriguda - para poder tirar fotos...

 
 
 
Mais fotos do puto...





Uma tarde bem passada que terminou com uma voltinha no parque infantil e a visita à Exposição Descobrindo o Brasil.

 
Houve momentos em que me senti o Gulliver :D

 
E conseguimos escapar à chuva!

4 comentários:

Angelo disse...

Que giro!!! Tudo!
E acreditas que eu nem conheço Coimbra?! Mas estou a ver que tenho que resolver isso!!!

Belíssimo!

Sofia Feliz disse...

Oh Ângelo, essa falha é gravíssima!

Vai já a correr a Coimbra :)

Beijinho!

Celeste disse...

Ai que saudades da minha cidade...

A minha casa é ao fundo do parque do Mondego, acreditas?

:)

Estás redondinha pá!

Tudo a correr bem (tb ando atarefada com escolas e 2 formações, trabalhos, blá, blá!)

Beiji********* (mtos)

Sofia Feliz disse...

Celeste,

estou mesmo redonda, em todas as direcções! Começa a ser complicado coisas simples como calçar as meias :P

Adoro a tua cidade... sempre que lá vou sinto-me em casa, é engraçado!

Um beijinho para ti ;)