25.9.06

Descida do rio Zêzere, domingo 17/09/2006

Bem, no domingo todos acordámos doridos dos 20 km da descida do dia anterior, mas cheios de vontade de nos aventurarmos por um rio com características diferentes do Tejo.
Lá fomos até à Barragem de Castelo de Bode e, algumas centenas de metros abaixo das comportas da barragem, entrámos na água.
Este rio tem vários fundões, fazendo inúmeras piscinas de água cristalina...a água é muito fria, quase gelada, porque sai do fundo da barragem, a 140 metros de profundidade (é a barragem de Castelo de Bode que abastece a cidade de Lisboa).
O Zêzere é bem mais estreito que o Tejo, e as suas margens são cobertas de vegetação...por isso mesmo, é um passeio de maior beleza que o anterior.
Este percuso, da barragem até Constância, frente ao Parque de Campismo, tem cerca de 10 km (metade do percurso de sábado). O rio também tem uma corrente mais forte, com alguns semi-rápidos a animar o percurso.
Muitos resolveram ir ao banho, experimentar a frescura do Zêzere, mas apenas antes do rio Nabão se juntar ao Zêzere...pois o rio Nabão vem muito sujo!
Chegámos cedo ao destino...alguns ainda se aventuraram no slide, que já estava montado à nossa espera. Deixo aqui as fotos da descida.


Cá estamos nós..cheios de pica para a descida!

O Nuno foi ao banho...

E eu também!

Voilà, euzinha em pé na canoa...alto exercício de equilíbrio! LOL

Sem comentários: