8.11.07

Fim de semana no Porto

Olá a todos!
No fim de semana passado fui com a famelga ao Porto. Já não ía lá a cima à imenso tempo, tanto que para ser franca, do Porto só me recordava dos Clérigos.
O intuito do nosso fim de semana à cidade invicta era a visita a 2 exposições distintas:
a primeira, no Palácio de Cristal, dizia respeito a Leonardo da Vinci, e todo o seu espólio de invenções, muito à frente da sua época. Realmente, era genial!

Cartaz de promoção da exposição, patricionada pelo banco Millenium BCP

Depois de muitos protótipos de invenções para tudo e mais alguma coisa, havia uma parte da exposição, quanto a mim dispensável, que pretendia dar a conhecer o Leonardo pintor. Digo dispensável, por serem apenas cópias de má qualidade, ao estilo fotocópia a cores de algum livro de arte, depois devidamente emolduradas...penso que, visto os originais como a 'Mona lisa' não poderem sair do Louvre, em Paris, deveriam ter feito antes um filme, como o que passava referente à última ceia...onde mostrassem as obras e um pouco da história envolvente. Esta parte foi decepcionante, mas eu sou muito exigente :D!

A parte da exposição onde davam a conhecer as obras mais importantes do pintor

E aqui fica uma foto do Palácio de Cristal, conhecido também como Pavilhão Rosa Mota, que não conhecia, e que está muito bem inserido num jardim bonito.

O pavilhão Rosa Mota

Depois de passearmos por toda a cidade, verificando que existem edifícios muito bonitos na cidade, mas, infelizmente, parece que os Portuenses não cuidam da cidade convenientemente. Os edifícios, quer sejam no centro ou mais afastados, estão todos pretos, sujos, da poluição...de carita lavada a cidade ganhava outras cores...mas assim, a lembrança de um Porto escuro mantém-se! :(
Depois do dito almoço, e de esticarmos as pernas pelas ruas, à deriva, porque dos 5 ninguém sabia muito bem onde estávamos, lá fomos depois procurar o Hotel onde iríamos passar a noite.
O tempo esteve realmente muito bom, para a altura do ano, e eu nem pensei que estivesse tão quente no norte do país...
Depois do jantar, de compras nas lojas do centro, lá fomos para a nossa 2ª exposição no Palácio do Freixo, ver obras de Salvador Dalí, esta exposição patricionada pela Caixa Geral de Depósitos.

Palácio do Freixo, Porto

(Desculpem a má qualidade, mas é só para terem uma ideia...)

Já estava de noite, visto que a exposição poderia ser vista até às 24h...e começou a cair uma humidade característica da zona ribeirinha, pois o palácio tem uma linda vista sobre o Rio Douro.
Mais informações sobre esta exposição com desenhos e esculturas do mestre espanhol surrealista, clique aqui.
No dia seguinte, depois de um bom pequeno almoço, seguiu-se passeio pedestre de cerca de 3 horas, pelas ruas, visitando Igrejas, fotografando monumentos, conhecendo as ruas e gentes do Porto.

(continua depois quando perceber porque é que isto está a dar erro quando quero por mais fotos :P)

Sem comentários: