27.3.08

Tributo a Pablo Picasso

Pablo Picasso (1881-1973)

Como professora de Educação Visual, por vezes oiço as maiores barbaridades da boca dos miúdos, mas apenas porque desconhecem o que dizem e tendem a repetir o que ouvem por aí.

Quando alguém em aula faz um desenho mais estranho ou menos bonito lá aparece algum crítico de ocasião a dar a dica "Ai, até pareces um Picasso!", com toda a carga negativa evidenciada com uma audaz gargalhada.

Fico possessa! Não sou fanática de nada, mas custa-me que as pessoas que não percebem nada de arte, nem de história e que descontextualizam tudo, achem que até elas podem ser um Picasso, é só fazer uns gatafunhos!

Picasso não é o meu pintor preferido... aliás, ao longos destes anitos tenho variado bastando de estilo de pintura preferida, tem apenas que ver com a sensibilidade do momento, acho eu.
Mas não gosto nada de ouvir desdenhar do trabalho alheio. Por isso aqui ficam algumas pinturas que gosto, todas tão diferentes, deste artista nostro hermano.

Auto-retrato

O velho guitarrista

A guitarra

Mulheres correndo na praia

Les demoiselles d'Avignon (1907)

Guernica (1937)

Picasso foi proibido de expor durante todo o tempo de domínio alemão. Sobre este enorme painel, Guernica, foi um dia questionado por um general, que lhe perguntou: "Foi o senhor que fez isso?" A sua resposta foi afiada: "Não! Foi o senhor que fez isso".

Acima de tudo, um homem cheio de humor!

1 comentário:

Just disse...

É verdade, há pessoas que estão convencidas que sabem fazer ´picassos`. Eu gosto do Picasso e já vi a Guernica ao vivo,(em Madrid no Museu da Rainha Sofia)é um quadro enorme com uns 8 metros de comprimento. Foi emocionante.