11.9.08

In memorium

E hoje faz 7 anos desde que o mundo mudou.
Lembro-me que estava no trabalho, numa recepção na altura, e que vi as imagens na televisão.
Imaginar a aflição das pessoas metidas nas torres, com altas temperaturas, agonia-me.
Nunca mais viajei de avião sem que olhasse em meu redor, tentando descobrir algum fundamentalista entre os viajantes.
Sei que parece estúpido, mas é mais forte do que eu.

(foto tirada daqui)

Imaginem em Dezembro de 2002, quando viajei de Lisboa para Madrid, onde iria apanhar um avião para Cancun.
Porta de embarque do meu vôo, em Barajas: ao lado da porta de embarque para Israel!!!
Ía tendo um colapso cardíaco!
Parecia que estava metida num filme esquisito: dum lado Judeus, com os seus caricatos penteados com canudos, barbas, chapéus...

(foto tirada daqui)

... e do outro, muçulmanos, totalmente distintos na fisionomia, na cor, no aspecto.

(foto tirada daqui)
E apesar do ar sorridente deste último aqui em cima, confesso que pela minha experiência na Tunísia, não são nada simpáticos, até pelo contrário, são bastante intimadores!
E as línguas... e os olhares...
E para não variar, o ar de caso de quem lhes fazia o embarque, revistando um a um, uma e outra vez. Os passageiros para Israel, são chamados um a um, com bastante intervalo entre cada um, para todo um interrogatório e processo de revista detalhada. Não se pode correr outro risco...
E as mochilas por ali espalhadas?!
Lembro-me que só descansei quando aterrei em Cancun, sã e salva.

Sem comentários: